quarta-feira, 31 de março de 2010

Vamos refletir sobre Espiritismo?

Se este assunto interessa a você de alguma forma, este é um espaço que lhe pode oferecer a oportunidade de entrar em contato com as reflexões de quem nasceu em família espírita e, até hoje, tem a Doutrina como centro de interesse de sua vida. Que tal o convite para acompanhar-me nesta caminhada pelo mundo das ideias sobre asssunto tão palpitante?
Começo, considerando o seguinte: “O Espiritismo é a ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo." (Allan Kardec)
A definição de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, embora situe o Espiritismo como ciência, coloca a Doutrina no contexto das religiões, pois toca no ponto básico de todas elas: a imortalidade da alma. Os Espíritos afirmaram ser Deus “a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”, sendo esse um outro ponto fundamental das religiões. Se somarmos a esses dois aspectos outros ensinos espíritas, tais como:
. a reencarnação,
. a comunicabilidade dos Espíritos,
. a pluralidade dos mundos habitados,
obteremos os temos principais das religiões.
O Espiritismo, forçoso é concluir, trata-se de uma filosofia que, nascida da observação experimental, vem desfolhar os grandes segredos e mistérios religiosos de todos os tempos.
Acredito que, no contexto social, o Espiritismo vai prevalecer por sua força de VERDADE, por seu SABER,pelo CONHECIMENTO que transfere certeza e não apenas crença. As conseqüências morais e religiosas da Doutrina Espírita são inegáveis, portanto não há necessidade da criação de um sistema humano hierárquico de referência, pois que não encontraríamos representantes de Deus por aí. O espírita é religioso, porque entende a sua própria realidade espiritual e reconhece a Paternidade Divina através do raciocínio. O espírita ora a Deus, exatamente porque o reconhece como Pai e Criador.
Já afirmou o Codificador que “o Espiritismo é uma questão de crença pessoal que não pode depender do voto de uma assembleia, porque, mesmo que o voto Ihe fosse favorável, não poderia impor-se às consciências.” A religião verdadeira nasce no coração daquele que, maduro para a vida espiritual, compreende toda a sua realidade de ESPÍRITO IMORTAL em jornada de ascensão. Daí podermos afirmar que o Espiritismo não é A VERDADE, não é A RELIGIÃO e nem MAIS UMA RELIGIÃO, mas sim um conjunto de conhecimentos capaz de despertar no ser humano a religiosidade natural, que nasce do raciocínio, da maturidade do espírito. Como tal, não precisa a Doutrina Espírita que os homens criem dogmas, nem que estabeleçam cultos, nem que a dotem de espírito de sistema, nem que dividam seus adeptos em castas, nem que constituam sacerdócio, rituais, paramentos, sacramentos, santos ou igrejas.Se este assunto interessa a você de alguma forma, este é um espaço que lhe pode oferecer a oportunidade de entrar em contato com as reflexões de quem nasceu em família espírita e, até hoje, tem a Doutrina como centro de interesse de sua vida. Que tal o convite para acompanhar-me nesta caminhada pelo mundo das ideias sobre asssunto tão palpitante?

2 comentários:

  1. Dalva
    É com grande alegria, que recebo a noticia de poderemos doravante interagir em tôrno deste assunto que nos mobiliza e apaixona : O Espiritismo.
    Confesso que não sei muito bem como entrar ou sair e melhor usar estas ferramentas maravilhosas, que estão hoje à nossa disposição.
    No entanto, me esforçarei para aprender a navegar nestas águas que apesar de ainda revoltas para mim,acredito poder um dia singrá-las com relativa tranquilidade.
    Costumo dizer para melhor me apresentar que sou um SER ANALÓGICO, NÃO DIGITAL, sem preparo para lidar com tanta inovação. Creio que os meus neurônios, assim como diz minha companheira Silvia, estão indo embora junto com os meus hormônios.
    Espero que possa ler meu comentário.
    Voltaremos em breve a nos falar.
    Abração,
    Carlos Sá Pinto

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlos:
    As águas da tecnologia são revoltas para mim também, minha sorte é que tenho filhos e genros especialistas na área. Eles é que me colocam em embarcação segura, para singrar esses mares. Sem isso, estaria eu também, provavelmente, na praia vendo passar os barcos das oportunidades.
    Vai ser bom compartilhar conhecimentos, aventure-se, não acredite que os neurônios e os hormônios estão indo embora, eles obedecem ao poder da mente. Vamos em frente!

    ResponderExcluir